domingo, 15 de março de 2009

Encontro de Rabequeiros no Rio de Janeiro

Foi praticamente um mega-evento. Às 19h do dia 10 de março do ano da graça de 2009 as ruas da Lapa testemunharam o transcendental encontro interestadual de rabequeiros, realizado por iniciativa do agitador cultural Renato Boia.

A rigor, este foi o IV Encontro. Outros já haviam sido realizados, mas nunca com tão forte presença de rabequeiros e amigos da rabeca. Tivemos a incrível participação do Rabequeiro Rodrigo Salvador, de Belo Horizonte, que toca nas bandas Forrófuá e Mundicá. Rodrigo estendeu sua estadia no RJ apenas para participar do encontro, e, ao que me parece, não se arrependeu nem um pouco.



Recebemos, do mesmo modo, o Rabequeiro Guilherme Bedran, de Niterói, acompanhado de sua rabeca confeccionada por ninguém menos que o Mestre Zé Coco do Riachão. Fabricado em 1985, o instrumento apresenta belíssimo trabalho em marchetaria no tampo superior e no espelho, além do finíssimo som já peculiar deste mestre. Guilherme teve a sensibilidade de tocar para nós diversas modas de autoria de Zé Coco, sendo acompanhado pelo Rodrigo, que, como conterrâneo do Mestre, conhecia bem seu repertório.



Recebemos também o ilustre multi-instrumentista Rodrigo Biscoito, que munido de Rabeca e Bandolim, veio abrilhantar ainda mais nossa tertúlia. Seu repertório de choros, sambas e forrós deu um colorido especial ao evento.



Além das celebridades acima citadas, estivemos também eu e Renato Boia, com nossos respectivos instrumentos. Joyce, a rabequeira niteroiense, deixou seu instrumento em casa devido a acidentes de percurso. Todos fazemos fé que seu instrumento seja recuperado o mais rápido possível, pois a confraria rabequista necessita urgentemente de moças em seus quadros! Moças, entretanto, não faltaram, pois Maristani e seu esposo, juntamente com pife e pandeiro, também chegaram junto. Completando a trupe, Marcos Chapa e seu violão ajudaram a animar a festa. Agradecemos também aos amigos e amigas que chegaram junto pra curtir, incluindo aqueles transeuntes que, passando pela Glória, adentraram o boteco pra "'priciar" aquela sonzeira.



Foi uma noite mágica, de intensa alegria e incrível sintonia entre os músicos. Prova de que a tradição da rabeca está mais viva do que nunca e começa a mostrar sua cara na selva anticultural carioca. Esperamos poder fazer eco aos protestos de nosso amigo Marcos Moletta, no que diz respeito a denunciar o preconceito que os produtores culturais têm pelos novos rabequeiros, sempre preteridos.

Já estamos marcando novo encontro para o mês de abril, provavelmente em um feriado. Aguardamos a presença de rabequeiros de outras partes do país, e estaremos trabalhando para proporcionar um local mais adequado, com som, palco e acomodação para mais amigos e amigas da rabeca.

Fiquem agora com um vídeo de nosso encontro. Que mais eventos venham, e mais rabequeiros se agreguem à nossa guilda. Gostou? Ficou com vontade? Então adicione esse blog aos seus favoritos e entre na comunidade RABECA no orkut. Assim você ficará sabendo de todos os nossos passos.



RIBAPARÊIA!!!!

7 comentários:

  1. Coisa boa essa confraternização!
    No próximo encontro façam vídeos dos rabequistas tocando individualmente, assim conhecemos o estilo e repertório preferido de cada um.
    Felicidades para todos!

    ResponderExcluir
  2. Nós até fizemos alguns vídeos semi-individuais (porque no final das contas, acabava geral tocando junto), mas o som não está legal... Tem muito barulho de trânsito.

    No próximo vai ficar melhor se vc chegar junto!

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera, sei que estou na falta, mas estou novamente na área. Beijos a todos!!

    ResponderExcluir
  4. se a vontade de participar ja era grande, depois de ver as fotos, os relatos e o video, juntou a fome com a vontade de comer, é muito bom ver os rabequeiros se organizando e ampliando esta voz do coração.

    ResponderExcluir
  5. no inicio pensei que fosse vírus..agora tenho a certeza que é vírus sim!e todos estão sendo contaminados por esse vírus, de gostar muito desse trabalho!fiquem na Paz e sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir
  6. Sou um iniciante na rabeca e foi uma surpresa muito boa descobrir esse cantinho aqui de vocês. Há tempo venho procurando rabequeiros aqui pelo Rio e até cheguei a acreditar que não os encontraria.
    Lamento não ter ficado sabendo do encontro.
    Agora serei um visitante frequente desta página.
    Sucesso a todos os amantes da rabeca.

    ResponderExcluir
  7. Legal, parabens pelo o evento! Concordo com o amigo, deveria ter colocado mais o vídeos!
    abraço

    ResponderExcluir