quarta-feira, 18 de março de 2009

Coletânea Rabequeiros 2


Olá, rabequeiros e rabequeiras!

Devido ao "estrondoso" sucesso da coletânea Rabequeiros 1, já está na mão a segunda versão da coletânea. Destaque especial para as músicas dos rabequeiros que estiveram presentes no nosso último encontro: Rodrigo Salvador, com seu "Forró d'apertamento"; Renato Boia (nosso agitador cultural) com seu Coco de "Jahnavi"; e este que vos escreve, Igor França, com seu "Agora".
Veja que 25% das músicas presentes nesta coletânea já são fruto da integração musical proporcionada pela internet, seja pela comunidade RABECA, seja pelo Myspace ou por este Blog.

Outro ponto que merece destaque é a presença de duas canções do mestre da música caipira: Pena Branca. "Marcolino" é uma canção tradicional, e é apresentada com a rabeca de Zé Gomes e embalada pelas vozes de Pena Branca e da grande Inezita Barroso.

No mais, temos a presença do amigo Marcos Moletta em duas músicas marcantes: o forróck "O comedor de calango", que conta com a voz de Maurício Baia e o violão do saudoso Tonho Gebara; e "Cordestinos", onde a rabeca dialoga com o violino do francês Nicolas Krassik.

E isso não é tudo! Ainda temos o canto das lavadeiras do Jequitinhonha, com a voz de Ceumar e o violino-rabecado de Felipe Dias; a rabeca pernambucana de Luiz Paixão, o mais que especial romance medieval de João de Calais, na singular rabecada do mestre Cego Oliveira; o "Coco de fulô rodado" do Chão e Chinelo, com o rabequeiro Maciel Salu.

A peça mais especial desta coletânea, na minha opinião, chama-se "Chula no Terreiro". A belíssima canção do Mestre Elomar Figueira de Mello recebe, mais uma vez, a rabeca de Zé Gomes para conferir ainda mais emoção à história dos companheiros que foram sumindo no mundo. Ouça a rabeca, mas preste atenção à letra.

Sem mais delongas, vamos à lista:

1-Forró d'Apertamento
Rodrigo Salvador
Forrófuá

2-Coco de Jahnavi
Banda de Pifes de Niterói
Renato Boia

3-Marcolino
Pena Branca e Inezita Barroso
Semente Caipira
Zé Gomes

4-Agora
Arco da Véia
Igor França

5-Chula no Terreiro
Elomar
Parcelada Malunga
Zé Gomes

6-Coco de fulô rodado
Chão e Chinelo
Maciel Salu

7-O Verdadeiro Romance de João de Calais
Coleção Memória do Povo Cearense
Cego Oliveira

8-Cordestinos
Nicolas Krassik e Cordestinos
Marcos Moletta

9-Eu vou queimar carvão
Companhia Cabelo de Maria
Cantos de Trabalho
Felipe Dias

10-Forró de Vó
Pimenta com Pitu
Luiz Paixão

11-O Comedor de Calango
Baia e RockBoys
Entrada de Emergência
Marcos Moletta

12-Aliança
Pena Branca
Zé Gomes

Ouça e curta!
baixe por aqui:
COLETÂNEA RABEQUEIROS 2

Um comentário:

  1. Valeeeeeu Rodrigo!!!! Agora, finalmente, vou poder ouvir o Zé Gomes... Não é o gaúcho?

    tô aí pesquisando o repertório tradicional gaúcho, mas também tô pesquisando a rabeca no fandango do Paraná, pra pegar influências... Sei q violino e rabeca são instrumentos distintos, mas só pra levar um pouco daquela tradição, na "vós" do violino né...

    muito obrigado aí cara!!!

    quebra costela!!!

    ResponderExcluir