sexta-feira, 27 de março de 2009

Rabeca de Zé Coco do Riachão




O instrumento aqui apresentado pertence ao grande rabequeiro Guilherme Bedran, do grupo Palha de Milho. Tive a oportunidade de conhecê-lo no nosso encontro de rabequeiros do mês de março.




Construída no ano de 1985, esta rabeca apresenta belíssimo trabalho de marchetaria no tampo, no espelho e no estandarte. As bolinhas brancas parecem ser uma marca dos intrumentos fabricados pelo Mestre Zé Coco do Riachão.







O dicionário Cravo Albin da Música Brasileira nos conta que José dos Reis Barbosa dos Santos nasceu em 1912 em Brasília de Minas, MG e foi "Criado na localidade de Riachão, onde nasceu, às margens do rio que leva o mesmo nome, na confluência dos municípios de Mirabela e Brasília de Minas, no Vale do São Francisco. O pai era fazedor e tocador de violas. No momento de seu nascimento, passava uma folia-de-reis e ele foi consagrado pela mãe aos santos Reis; por isso "dos Reis" registrado em cartório. Zé Coco deixava claro sua devoção aos Santos Reis, e sempre se apresentava como José Reis Barbosa dos Santos.

Ouvindo seu pai tocar desde que nasceu, aos 8 anos, já tocava viola que ele mesmo ia aprendendo a fazer. Foi marceneiro, carpinteiro, ferreiro, sapateiro, fazedor de cancelas, de engenho, de carro de boi, curral de tira, roda de rolar mandioca, mas o que o tornou conhecido, inclusive internacionalmente, foi a excelência dos instrumentos que fabricava e tocava: viola, violão, cavaquinho e rebeca. Aos vinte anos, assumiu a pequena fábrica de instrumentos de seu pai."

Para conhecer mais sobre a vida e Obra do mestre Zé Coco, assista este curta-metragem.

Para conhecer o som da rabeca nas mãos de Guilherme Bedran, assista aqui:


E para conhecer mais sobre o grupo Palha de Milho, clique aqui.

Em breve teremos postados aqui os discos de Zé Coco do Riachão, grande e tradicional mestre da rabeca, falecido em 1998.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário