domingo, 3 de maio de 2009

Geraldo Idalino - Um violino no forró

A grande sugestão do post de hoje é baixar o disco "Um violino no forró", de 1982. Gravado por iniciativa de Luiz Gonzaga, este foi um dos cinco discos gravados por Geraldo Idalino, rabequeiro paraibano.

Dono de um fraseado ímpar e bastante aparentado do chorinho, Seu Geraldo da Rabeca nos prasenteia com baiões, maxixes e sambas deliciosos, com sua rabequinha e acompanhamento regional.

Quanto ao título do disco, corre a lenda que os produtores do disco queriam evitar a palavra "rabeca", pois este termo era considerado um pejorativo para "violino".

Para aqueles que já baixaram o disco "as músicas de rabequeiros", vale a pena ouvir a versão original de "enxuga o rato", quarta faixa deste título. Para aqueles que curtem um forró mais safado, na linha do grande Genival Lacerda, vale curtir a quinta faixa: radinho de pilha, em bela versão xoteada e instrumental.


Aproveite mais esta raridade!!





Geraldo Idalino Luiz era mais conhecido como "Geraldo da Rabeca", nasceu em 04 de Novembro de 1942 na cidade de Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte, mas, a partir do ano de 1972 fixou residência em Campina Grande -PB onde faleceu no dia 08 de Novembro de 2007.
Seu Geraldo começou a tocar rabeca com 05 anos de idade (de forma autodidata) ainda em Nova Cruz-RN. Músico muito conhecido nas feiras do Nordeste, onde se apresentava com seu grupo, Seu Geraldo tocou durante muito tempo em programas de rádio na Paraíba, Rio Grande do Norte,Bahia e Pernambuco (onde morou durante dez anos, antes de fixar residência em Campina Grande).
Seu Geraldo da Rabeca têm 05 álbuns gravados, sendo 03 CD's e 02 LP's. É um legítimo
representante da cultura musical nordestina, e um dos últimos representantes de uma geração da qual fizeram parte Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro (que conseguiu, no Rio de Janeiro,o primeiro contrato de gravação para Seu Geraldo, e que deu origem ao álbum "Um Violino no Forró")
Marinês e Sivuca.


Geraldo Idalino - Um violino no Forró
Baixe aqui
Faixas:

01- Forró de Jeremias
02- Forró do Chico
03- A vida do meu sertão
04- Enxuga o rato
05- Radinho de pilha
06- Forró do Zé Boró
07- Menina vem pro forró dançar
08- Forró da Cachoeira
09- Forró na casa de pedra
10- Araripina
11- É proibido cochilar
12- Xaxado de Antônio Silvino

7 comentários:

  1. Morreu hoje pela manha (05/06), o rabequeiro Zé Gomes. O velório será hoje em Vila Mariana - SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor,
    gostaríamos de saber se você tem contato de algum rabeueiro na Bahia, estamos realizando um documentário sobre rabeca e para tanto precisaríamos de um rabequeiro.

    Abraço,
    Marina Torreão - marinatorreao@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode postar esse cd novamente? O link não funciona. favor, gostaria muito de ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Peço igualmente para que renovem os links. O rapidshare não está ativo mais. Hoje se usa bastante o MEGA para guardar arquivos na nuvem. Há muito material bom no site que está inacessível por esse motivo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia se puderem me enviem um link valido onde eu possa baixar o lp "Um violino no Forró"
    Muito Obrigada
    Christiane Ferraz
    cf2875207@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Reitero o pedido para reupload dos álbuns feito pelos colegas acima. Gostaria muito de ouvir este, mas o link do 4Shared indicado não funciona. Seria interessante um no MEGA.

    ResponderExcluir
  7. Caros, segue link no MEGA disponibilizado através do Forró em Vinil.

    https://mega.nz/#!c0pD1S6R!AQO4Res1WD_Em2L9mBJK07YCcBgcMzOJ6lVsAyssRFs

    http://www.forroemvinil.com/geraldo-idalino-um-violino-no-forro/

    ResponderExcluir