domingo, 8 de março de 2009

Vídeo - Cego Oliveira



Pedro Oliveira nasceu cego. De família pobre, foi pedinte de esmolas durante muitos anos, até receber de seu tio um presente que mudaria sua vida: uma Rabeca.
Foi aprendendo a tocar sozinho, e começou a cantar romances e cordéis com a ajuda do irmão, que lia para ele os versos.

Cego Oliveira, como ficou conhecido, foi um representante de um estilo musical pouco conhecido e em vias de extinção: o romance.
Os romances remontam à Europa medieval, e contam histórias -por vezes bastante longas- em forma de versos com estrofes e rimas intrincadas. Oliveira declarou já ter possuído um repertório de nada menos que 75 "rumances", dentre os quais o famoso "Romance do Pavão Misterioso" e "A verdadeira história de João de Calais". Cego Oliveira, tal qual um menestrel Ibérico, percorria praças e feiras desfiando sua cantoria e ponteando sua rabeca a troco de moedas e dinheiro miúdo dos ouvintes, em sua maioria, gente humilde do sertão do Ceará, cuja única diversão era ouvir elhos cantadores.

A popularização do rádio foi aos poucos acabando com o espaço de Oliveira e outros vates da época, que passaram a sobreviver tocando em velórios, batizados ou aniversários.

Em 1975, Cego Oliveira foi filmado pela diretora Tânia Quaresma no documentário "Nordeste: Cordel, Repente e Canção". Teve sua obra gravada no LP de mesmo nome, cuja capa é reproduzida no topo desta postagem. Mais recentemente, em 1999, a coleção musical "Memória do Povo Cearense" lançou um volume totalmente dedicado à obra do artista popular.

É interessante notar a posição com que toca sua rabeca, apoiada sobre os ombros, e o fraseado simples, utilizando os harmônicos naturais das cordas. Observe também a influência da cantoria de viola, onde o cantador pare de tocar o instrumento enquanto canta, fazendo-se acompanhar de marcação rítmica batucada no próprio corpo do instrumento.

Atualmente, a primeira Orquestra de Rabecas do Brasil, mantida pelo SESC, leva o nome de Cego Oliveira, procurando manter viva a tradição da rabeca de cantoria.
Aprecie os registros visuais



Um comentário:

  1. Tudo que se disser é pouco para exprimir tanta beleza. É belo, sublime, encantador, alegria em pessoa, a simplicidade natural, .....
    me ajudem a completar, pois me faltam as palavras.

    ResponderExcluir