terça-feira, 24 de março de 2009

Rabeca Brasileira, Música Latina - América Contemporânea



Formado por nove músicos de sete países da américa do sul, o América Contemporânea surgiu a partir da iniciativa do pianista brasileiro Benjamin Taubkin, inquieto com o isolamento cultural que o Brasil protagonizava no continente. Único país a falar o português, nosso Brasil esteve historicamente disjunto da música latina, a não ser por poucas e belíssimas exceções, como a grande Mercedes Sosa e suas parcerias com Milton e Chico, sobretudo.

Podemos conferir, nos vídeos a seguir, a beleza e a universalidade da rabeca de mestre Siba, figurando sem sotaques no belíssimo cenário da musica Latina.

O América Contemporânea surgiu em 2005 e tem um disco gravado, com o mesmo nome. Sinceramente, não sei se o projeto está parado ou se ainda se move e toca. Mas vale conferir os ótimos vídeos disponíveis.
Os Músicos: o pianista Benjamim Taubkin (Brasil),a cantora Lucia Pulido (Colômbia) o saxofonista e flautista Alvaro Montenegro (Bolívia), o violonista Aquiles Baez (Venezuela), o percussionista Luis Solar (Peru), o multi-instrumentista e cantor Carlos Aguirre (Argentina) e o contrabaixista Christian Galvez (Chile), o percussionista Ari Colares (Brasil) e o rabequeiro pernambucano Siba.

Quem quiser conferir o Myspace da banda clique em América Contemporânea

Aproveitem!




3 comentários:

  1. Olá
    tenho comigo há varios dias uma rabeca brasileira de 3 cordas e gostaria de saber a sua afinação e de algum site onde possa ter essa informação.
    Saudaçoes de Portugal
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinar em quintas no tom que fique confortável para as cordas ou a voz. Pode usar cordas de violão, cavaquinho, violino, viola, enfim... inventar e experimentar é muito bom!

      Excluir